quarta-feira, 17 de agosto de 2011

17 de agosto, Parabéns AMO-RS, 9 ANOS



‎9 Anos da AMO-RS (www.amo-rs.com.br)
Pela passagem do dia de hoje (17.08), transmito meu abraço, meu carinho, meu respeito a todos que fazem parte da história da AMO-RS.

Parabéns a atual diretoria que com muita galhardia, continua trabalhando em prol do motociclismo.

Fazer parte desta história é muito bom.

PARABÉNS A TODOS.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Prefeitura deve reparação pelo furto de moto em evento Municipal


A 9ª Câmara Cível do TJRS condenou o Município de Augusto Pestana ao ressarcimento pelo furto de uma moto. O autor da ação visitava uma feira de exposições, organizada pela prefeitura da Cidade, e teve seu veículo furtado dentro do estacionamento do parque onde ocorria o evento.
Na Comarca de Augusto Pestana, o Município foi condenado ao pagamento de indenização pelos danos materiais ao autor. A sentença foi confirmada pelo TJRS.



(imagem meramente ilustrativa)


Caso
Em visita ao Parque de Exposições Alfredo Schmidt, onde se realizava a VII EXPOAP (Exposição/Feira municipal) o autor da ação deixou sua moto no estacionamento. Após a visita, quando retornou, não a encontrou mais. Afirmou que em razão do ocorrido pernoitou na casa de parentes, sem poder deslocar-se até sua residência, voltando para casa de carona no outro dia.
Segundo o autor, o furto da motocicleta ocorreu por inobservância dos preceitos de guarda e vigilância do poder público, proprietário do estacionamento e organizador do evento. Ele ingressou na Justiça pedindo a reparação pelos danos materiais e indenização por danos morais.

Sentença
O processo foi julgado pela Juíza de Direito Simone Brum Pias, da Vara Judicial da Comarca de Augusto Pestana.
Segundo a magistrada, pelo relato das testemunhas foi possível concluir que a responsabilidade pela entrada no parque, assim como pela cobrança de ingressos, era do Município. Também argumenta que consta no art. 9º do Decreto Executivo n. 2155/09 que regulamenta a participação do Município e das demais entidades na Feira em Augusto Pestana, que o Município é o promotor do evento, sendo responsável pela contratação de empresa de segurança.
Pelo furto da motocicleta o Município foi condenado ao pagamento dos danos materiais de R$ 2.897,00, corrigido monetariamente pelo IGP-M e acrescido de juros moratórios de 12% ao ano a contar da data do evento danoso. Foi negada indenização por danos e danos morais.

Apelação
No recurso julgado pela 9ª Câmara Cível, a Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira confirmou a sentença de 1º Grau, que estabeleceu a reparação pelos danos materiais. Ela afirmou que ficou comprovada a responsabilidade do Município. Reitero que o fato de não haver cobrança para o estacionamento não afasta o dever de indenizar, mormente quando já é cobrado dos usuários um valor pela entrada no evento, afirmou Iris Helena Medeiros Nogueira.
Com relação aos danos morais, assim como na sentença, a Desembargadora relatora afirma que o simples furto da motocicleta, assim como na grande maioria dos furtos de veículos, trata-sede mero dissabor/aborrecimento, que faz parte da vida cotidiana.
A magistrada afirma inda que as pequenas contrariedades da vida, os dissabores e aborrecimentos não são tidos como causa de indenização econômica. Assim como a doutrina e a jurisprudência, o bom senso e a razoabilidade impõem que assim se pense e se decida.
Participaram do julgamento, além da relatora, os Desembargadores Tasso Caubi Soares Delabary e .Marilene Bonzanini.

Apelação nº 70043342872




EXPEDIENTETexto: Rafaela SouzaAssessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend
imprensa@tj.rs.gov.br
Publicação em 03/08/2011 11:49

Primeiros socorros para motociclistas

Os fabricantes de motocicletas fazem de tudo para dotá-las de dispositivos de segurança e eficiência: a moto moderna é mais segura que as antigas. Entretanto, continuam sendo muito graves quaisquer acidentes envolvendo motocicletas. Os motivos específicos ligados às MOTOS são:

* Motores possantes, que possibilitam grandes velocidades em curtos trechos de aceleração.
* Motos são estreitas e não necessitam de pista inteira, com o que surge a tentação, para o piloto, de trafegar entre filas de outros veículos para driblar engarrafamentos de trânsito.
* O piloto e seu eventual acompanhante não estão protegidos por uma cabine, como a dos automóveis. Também não contam com cintos de segurança ou “air-bags”.
* A moto, por possuir apenas duas rodas, cai lateralmente quando falha o equilíbrio do seu piloto ou quando ocorre uma derrapagem.
Em caso de queda:
* Separar-se imediatamente da moto: tanto a moto como o piloto deslizarão até parar, sendo lógico agir para que a moto não venha a ferir o piloto após a queda.
* Não apoiar mãos e pés no solo: deslizar de costas, queixo colado no peito, com os braços levantados, até a imobilização completa.
* Após parar, manter-se imóvel: por não saber imediatamente se fraturou ou não, o piloto deve primeiro avaliar se está com dores, se está sangrando, se pode efetuar pequenos movimentos. Só após concluir que está bem é que pode, cuidadosamente, tentar levantar-se.
Caso a moto se choque com outro veículo:
* A dianteira da moto pára subitamente e a traseira sobe: se o piloto voar sobre o veículo, deverá encostar o queixo no peito para cair de costas quando terminar o “vôo”.
* Se o corpo do piloto se chocar com outro veículo, provavelmente ocorrerão fraturas.
Em caso de outro veículo vir para cima da moto:
* Levantar a perna que está no lado em que o veículo se aproxima: se conseguir, evitará que seja fraturada, o que é quase uma certeza se houver o choque. Este reflexo de levantar a perna é muito difícil de se adquirir, pois o normal é que a perna direita esteja freando e a esquerda esteja trocando as marchas.
Pular para cima: quando se percebe que ocorrerá a batida lateral, provavelmente, se der tempo, o melhor seja apoiar pés e mãos firmemente na moto e jogar-se para cima: haverá a queda, mas o veículo não se chocará nem passará por cima do corpo do motociclista.


Página Publicada em: abril, 4 de 2011 as 12:04 pm. Na Categoria: Motocicletas

Fonte: http://www.portaldotransito.com.br/seguranca/primeiros-socorros-para-motociclistas.html

Aumenta número de casos de invalidez por acidente no Brasil

As novas regras dos planos de saúde podem ajudar também as vítimas da violência no trânsito. As estatísticas são chocantes. O resultado de tanta imprudência e imperícia ao volante aparece nos números das indenizações pagas por invalidez.

No balanço do primeiro semestre do ano, os casos de invalidez já são a principal causa de indenizações pagas pelo DPVAT, o seguro obrigatório. Os motociclistas e os pedestres atropelados por motos ocupam o primeiro lugar nesse ranking assustador. Tudo ainda pode ser pior, porque não é todo acidentado que recorre, ou seja, que pede o benefício.

Ao todo, o seguro DPVAT pagou este ano R$ 1,1 bilhão em indenizações a vítimas de acidentes provocados por excesso de velocidade, imperícia ou imprudência no trânsito. Só no primeiro semestre deste ano, foram 147 mortes indenizadas por dia.

Além das vítimas fatais, chama a atenção o aumento de casos de pessoas que saíram dos acidentes com sequelas que vão ficar para a vida toda. O número de indenizações por invalidez permanente só vem crescendo nos últimos anos. Em 2008, elas representavam 32% das indenizações. Subiram para 46% em 2009, 60% em 2010 e chegaram a 65% este ano.

“O mais preocupante é que são pacientes jovens. Normalmente são pacientes jovens, principalmente os de acidentes de moto. Isso vai trazer uma invalidez permanente ou uma sequela permanente para esses pacientes”, afirma o ortopedista Érico Filgueira, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Eber Dias, 19, ficou tetraplégico depois que capotou o carro, há um ano. “Antes da curva, tem uma reta longa. Eu devo ter embalado muito, criado uma velocidade grande e alta e no final da curva eu freei. Não dei conta de fazer a curva. Eu espero fazer reabilitação. Creio em Deus que vou levantar dessa cama e vou dar uma melhorada”, disse a vítima de acidente.
O crescimento da frota de motocicletas é uma das principais razões para esse aumento do número de acidentes no trânsito.

Fonte: Globo.com


Página Publicada em: agosto, 2 de 2011 as 2:31 pm. Na Categoria: Notícias