sexta-feira, 10 de junho de 2011

ARTIGO:

Moto-turismo é liberdade, prazer e aventura

                  O Moto-Turismo é assim, é como uma “ciência” de ter CORAGEM, PACIÊNCIA, e o principal ESPÍRITO DE LIBERDADE COM RESPEITO, para conhecer novos lugares, cidades, regiões, estados e países. É o direito de conhecermos novos amigos e parceiros de estrada.
                  O Rio Grande do Sul é um Estado que tem mais de 600 Moto Clubes e Grupos organizados e são realizados mais de 80 eventos oficiais de Moto-Encontros, Moto-Passeios, Moto-Aniversários, Moto-Procissão, com inúmeros ROTEIROS para desfrutar do Moto-Turismo.
                  Da Serra Gaúcha e dos Campos de Cima da Serra e Região das Hortências, de todo o Litoral, de Norte a Sul, das Encostas Superior Nordeste, da Costa Doce, da Região da Campanha, das Fronteiras de Leste a Oeste, das Missões, da Região Centro – coração do Rio-grande, da Região Celeiro, da Zona da Produção e Zona Sul, a Região dos Vales do Sinos, do Rio Caí, do Rio Pardo, dos Altos do Taquari, do Jacuí e do Uruguai, da Região Metropolitana, da Região do Carvão, os Planaltos, e das Regiões Nordeste e Sudeste do Estado.
                  Então, se você é Motociclista e tem espírito aventureiro, desfrute os caminhos dos Pampas tchê, para ver o que o Rio-Grande tem!
                  A AMO-RS – Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul é uma entidade máxima na defesa dos interesses dos motociclistas no Estado de e fomento ao Moto-turismo através da organização, coordenação e divulgação do Calendário Oficial de Eventos e Encontros, que anualmente é preparado especialmente para propagar o motociclismo e os eventos.
                  Não deixe de curtir, prepare seu roteiro!
                  O Moto-Turismo é uma espécie de aventura, lazer, entretenimento realizado em curtas e ou longas distância sobre motos.
                  Moto-Turismo é conhecer novos lugares, cidades, regiões, estados e países.
                  O que antigamente era tido como uma aventura e puro prazer, o moto-turismo hoje em dia está tendo um alto crescimento devido à crise econômica e também do alto custo da gasolina, tendo em vista que as motocicletas em grande maioria consomem menos combustível por quilometro rodado do que os carros.
                  Mas o crescimento do moto-turismo não pode ser visto apenas por estes fatores da crise econômica e o alto custo da gasolina.
                  Um dos motivos que mais influenciam os motociclistas para a prática do moto-turismo é o desejo de mudarem de hábitos e costumes rotineiros em suas vidas. Fazer coisas novas, tal como conhecer novos horizontes, estradas, fazer novos amigos, que sem dúvida alguma, são fatores a ser considerados como incentivo ao moto-turismo.
                  Um outro fator importante é a de formação de Grupos e Clubes de Motociclistas. Os chamados, Moto Clubes e/ou Moto Grupos, todos com uma única filosofia em comum. Rodar e rodar de Moto com segurança, em companhia de amigos e amigas. Mas essa é a filosófica maior e cada grupo cria estilos e ações próprias, tais como: Grupo de Simpatizantes, Casais, Veteranos, Jovens, Amigos, Conhecidos, Aventureiros, Trilheiros, Grupos de Motos Custon, Esportivas, Trail, Grupos de Motos de uma denominada Marca de Moto e infinitos estilos. Ah, e não faltam grupos de mulheres, fator este importante no meio e que também se prolifera.
                  Entre os nomes de grupos mais originais citamos: Moto Clube Mosqueteiros do Asfalto, Campanas Moto Estradeiros, Liberdade Condicional Moto Clube, Moto Grupo Amigos do Asfalto, Os Bins do Asfalto Moto Grupo, Associação Moto Clube As Penélopes, Asas da Liberdade Moto Clube, Associação Motociclística Gaudérios do Asfalto, Moto Clube de Pilotos Roda Livre, Moto Clube Bento Gonçalves e centenas de outras.... Inclusive grupos femininos.
                  Nestes grupos e nas estradas, todos são iguais; Médicos, Empresários, Empregados, Servidores, Advogados, e diversos outros profissionais liberais.
                  Pegar a estrada, pernoitar em um local bem diferente, hotel, camping, ou casa de motociclista, almoçar e ou jantar em restaurantes novos, também são outros motivos.
                  Deixar o conforto de um carro, ônibus e de outro veículo qualquer para pegar o vento, sol, frio e chuva pode ser um meio de vida difícil de ser compreendido. Mas somente quem vive este estado de espírito, da emoção de pilotar uma moto, da adrenalina, do vento forte que dá um sentido de liberdade há mais do que qualquer outro meio de transporte é que pode saber como é bom o motociclismo. Mesmo sob constantes riscos. Mas sempre bem equipado, motociclista e garupa, cumprindo as leis de trânsito, guiando defensivamente e sempre bem atendo, pode ser sinônimo de uma viagem tranqüila e segura.
                  Outro estimulante forte que incentiva o moto-turismo é a realização de eventos motociclísticos organizados por entidades e organismos que fomentam o motociclismo.
                  Estes eventos, geralmente são apoiados por órgãos públicos municipais e empresas locais, pois a renda desses eventos com os Motociclistas sempre são agradáveis e fortalece a economia do município sede com o comércio de combustível, comida, bebidas, lanches, das lojas e também com ocupação da rede hoteleira.
                  Os eventos reúnem em média de 500 a 5.000 mil motos e em alguns casos até mais, quantidade esta, que se multiplica em número de motociclistas, se somado ao acréscimo de “garupas”, no caso os caronas, que também estão cada vez mais dispostas a participarem de viagens e passeios sobre duas rodas ou três rodas. Em relação ao público atraído nestes eventos, são milhares e milhares também, que prestigiam estes encontros e eventos.
                  No entanto, a organização do Calendário de Eventos da AMO-RS, com regulamento próprio (www.amo-rs.com.br) é imprescindível para um melhor planejamento de viagens dos Grupos e Motociclistas.



* Leandro Balardin é ex-presidente da AMO-RS / Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, foi Vice-presidente da Federação Gaúcha de Motociclismo, é Vereador em Cachoeira do Sul e atua como Produtor Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário